Home / Saúde / A natação infantil emagrece

A natação infantil emagrece

A natação infantil emagrece, uma vez que a natação é um exercício muito completo, pois movimenta todos os músculos do corpo e exige muito do pulmão e coração.

Devido ao metabolismo infantil agir de forma mais acelerada, o resultado torna-se mais satisfatório além de ser um ótimo treino para o sistema cardiovascular.

Pode ser comprovado que a natação infantil emagrece e não causa nenhum tipo de lesão comparado aos outros exercícios fora da água, como por exemplo: corrida, andar de bicicleta, entre outros.

No entanto, se você busca os benefícios e algumas dicas se realmente a natação infantil emagrece, confira a seguir algumas informações.

Por quê a natação infantil emagrece?

A natação infantil possui um papel fundamental na saúde das crianças, pois evita o sedentarismo, a obesidade e o estresse que podem ser grandes problemas enfrentados por muitas crianças brasileiras.

Através desta prática esportiva a criança irá trabalhar o sistema cardiovascular e respiratório e algumas habilidades como agilidade e velocidade, além da prevenção de problemas ortopédicos.

Portanto, a natação infantil emagrece, ajudando muitas crianças que vivem com obesidade a vencer esse quadro.

Benefícios da natação infantil

Conheça os benefícios causado pela natação infantil aliado ao emagrecimento.

  • Não oferece impactos ao corpo

A natação não oferece nenhum impacto nas articulações e nem na musculatura, uma vez que não há grande risco de lesão.

  • Reforço do sistema imunológico

A natação faz com que os sistemas cardíaco e respiratório trabalhem, fazendo que as crianças adquiriram um bom condicionamento físico.

Além disso, é uma ótima atividade para crianças que possuem algum problema respiratório, pois através da natação a criança aprende a respirar de maneira correta.

  • Estimula a coordenação motora

Crianças praticando esporte estimulam o desenvolvimento de várias habilidades, como por exemplo: força, agilidade e resistência, fazendo com que através da natação adquiram uma ótima coordenação motora.

Além disso, a criança por ser forçada a pensar em seus movimentos, essa prática esportiva irá ajudar a desenvolver diversas habilidades de raciocínio.

  • Combate à obesidade infantil

A obesidade infantil é um problema grave no Brasil, e é enfrentado por diversas crianças atualmente, por isso a natação pode ser uma ótima forma de combater esse mal de forma agradável.

A natação infantil emagrece e devido ser um esporte de grande gasto calórico, faz com que as crianças tenham uma maior facilidade para perder peso.

Com esta prática esportiva além das crianças terem um grande gasto calórico irão sair do sedentarismo, por ser uma atividade motivadora, com a possibilidade de movimentar diversas partes do corpo.

  • Diminui o estresse

As aulas de natação podem conter atividades e brincadeiras que fazem com que as crianças se desenvolvam e consigam aprender de forma tranquila, uma vez que promove o bem-estar.

  • Favorece um sono mais tranquilo

A natação por ser uma prática esportiva bastante intensa, irá fazer com que as crianças peguem no sono com mais facilidade, além de terem um sono tranquilo.

Cuidados básicos com a natação

Para as crianças darem início na aula de natação é importante ter vários cuidados básicos.

  • Caso a piscina seja local aberto, deve-se usar filtro solar;

  • Use óculos de natação para evitar a irritação dos olhos;

  • Use tampões no ouvido, para evitar que a água entre no ouvido e cause problemas inflamatórios;

Segurança alinhada com a prática de exercícios

Portanto, vimos que a natação infantil emagrece, porém é importante ter bastante cuidado com o afogamento, uma vez que, no Brasil, essa é a segunda causa de morte mais comum entre crianças e adolescentes.

Por isso, deve sempre escolher profissionais qualificados e que sejam experientes com natação para crianças, lugares seguros, e que as aulas sejam ensinadas com segurança, para que seja evitado um possível afogamento.

No entanto, a natação infantil emagrece e através de uma boa segurança as crianças irão conseguir ter uma boa aula de natação e desenvolver diversas habilidades.

Sobre rafael

Veja Também

Qual o melhor: jiu jitsu ou judô?

Qual o melhor: jiu jitsu ou judô? Essa dúvida sempre aparece quando estamos à procura …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *