Home / Saúde / Confira os exercícios da natação para bebês

Confira os exercícios da natação para bebês

A natação tem se mostrado muito eficiente e os médicos, assim como os pais, relatam que os resultados são benéficos. Muitas dúvidas ainda surgem a respeito dessa atividade, principalmente por ser algo que está se tornando mais popular recentemente. Se você está cogitando começar aulas de natação em família, confira os exercícios da natação para bebês.

Nesse artigo você vai conferir alguns exercícios da natação para bebês, qual a melhor idade para iniciá-los e os cuidados que devem ser tomados.

Confira os exercícios da natação para bebês

Nas aulas de natação para bebês, eles não irão aprender a nadar de fato, isso só será capaz quando forem mais velhos (próximo dos 4 anos).

O que a natação proporciona são atividades mais simples, que treinam e estimulam a coordenação motora, a resistência cardiorrespiratória (ajuda no sistema respiratório) e a agilidade.

O tempo de aula normalmente varia de 30 a 45 minutos, sendo um tempo mais longo prejudicial ao bebê. Para nós, adultos, os exercícios da natação para bebês podem ser inofensivos, mas para eles é necessário muito esforço para realizá-los.

Aulas muito longas poderão deixar o bebê com dores musculares, por exemplo. O incômodo, que dura em média dois dias, o deixará dolorido e possivelmente terá crises de choro.

Durante as aulas o bebê aprenderá a bater os braços e as pernas, realizar movimentos embaixo d’água e até mesmo aprender a mergulhar (em poucos meses os bebês conseguem fecham a glote automaticamente e não se afogam).

Mas, lembre-se, mergulhá-los de uma vez pode assustá-los, então o mais recomendado é seguir as instruções do professor de natação para bebês.

Confira alguns exercícios de natação para bebês que são feitas nas aulas:

  • As mães seguram as crianças pelas axilas enquanto estimulam que eles batam as perninhas na água.
  • Pode colocar os bebês em boias redondas que possuem um encaixe para suas pernas no centro, assim eles poderão bater as perninhas.
  • Pequenas boias no braço também ajudam na hora de estimular o movimento desses membros.
  • Utilizar brinquedos dentro d’água também é uma forma de estimular a criança.
  • Mergulhá-las em piscinas mais rasas confere às mães um controle melhor dos movimentos.

Esses são apenas alguns de muitos exercícios de natação para bebês, uma aula completa será passada pelo professor especializado.

Com quantos meses o bebê pode iniciar a natação

Os exercícios de natação para bebês exigem esforços dos pequenos e não são aconselhados a serem realizados logo nos primeiros meses.

Os pediatras recomendam uma média entre três a seis meses de espera, o ideal é que o bebê já esteja um pouco mais desenvolvido, que esteja com boa saúde e com o sistema imunológico relativamente fortalecido.

Crianças com menos de três meses são muito frágeis e mais susceptíveis a infecções e dermatites quando em contato com a água.

Mas, de fato, o mais indicado é que os pais conversem com o pediatra que acompanha o desenvolvimento do filho.

Cuidados com o bebê na piscina

O mais ideal é que os pais procurem por academias com profissionais especializados em aulas de natação para bebês, pois uma série de recomendações é exigida.

A temperatura da piscina, por exemplo, deve estar adequado ao bebê, de maneira que ele fique confortável e relaxado.

Os níveis de cloro também precisam estar regulados, pois o produto pode causar irritações nos olhos e dermatites.

Os pais também precisam tomar cuidado com os ouvidos do bebê, evitando que entre muita água (proporcionando dor de ouvido).

Agora que você já sabe quando começar as aulas, os cuidados e alguns exercícios de natação para bebês, encontre já uma academia especializada e comece suas aulas.

 

Sobre rafael

Veja Também

O Muay Thai ajuda a perder peso?

A ideia de que o Muay Thai ajuda a perder peso pode parecer falsa para …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *