Home / Qualidade de vida / Hidroginástica para artrose

Hidroginástica para artrose

Você já ouviu falar da prática da hidroginástica para artrose? Além de ser bastante divertida, ela ainda traz benefícios únicos para sua saúde – e que vão muito além do cuidado com as articulações.

Muitas pessoas acreditam que a hidroginástica ou outros tipos de exercícios aquáticos são feitos apenas para pessoas com joelhos bons ou quadris novinhos em folha – ou como um último recurso para se manter em forma.

Mas, na verdade, essa prática na água é ótima para todos. Pessoas de todas as idades, habilidades e níveis de condicionamento físico podem usar da hidroginástica para artrose para melhorar sua resistência muscular, bem como sua força e resistência abdominal.

Enquanto isso, elas queimam cerca de 400 a 500 calorias em uma hora de exercício. Conheça mais sobre o assunto e saiba como começar a contar com ele!

Hidroginástica para artrose – um guia

Por ser feita na água, a hidroginástica para artrose é uma prática gentil com as articulações de quem sofre com a artrose. A resistência da água, sua viscosidade e diversos outros fatores contribuem para isso.

– Ao se comprar exercícios na água com opções terrestres, fica claro, segundo estudos, que o atrito gerado pela gravidade pode ferir articulações com problemas.

  • Ao se levar em consideração que a água conta com outros fatores numéricos de densidade, entre outros, pode-se contar com ela para evitar problemas.

Além disso, a falta de suor demonstrada em exercícios feitos na água, como a hidroginástica para artrose, faz com que você não sinta fadiga e se esforce mais, fortalecendo suas articulações e cuidando de seu corpo.

Comece hoje mesmo a praticar atividades físicas para tratar doenças

Considere fazer uma aula supervisionada e inicial de hidroginástica para artrose – para aprender a tirar o máximo proveito do exercício aquático.

– Em seguida, fale com seu instrutor para que ele possa criar uma rotina adequada para suas necessidades, permitindo que você cuide de seu corpo d forma que ele merece.

Um grande conjunto de benefícios para sua saúde

Numerosos estudos nos dizem que o exercício na água dessa prática pode oferecer uma riqueza de benefícios físicos, incluindo alívio da dor, aumento do relaxamento e melhora da densidade óssea.

Ele melhora da função pulmonar e a pressão arterial, promove uma maior força muscular, aumenta a resistência, oferece uma melhor amplitude de movimento e melhora a circulação.

– Pesquisadores japoneses descobriram que mulheres de 60 a 75 anos que participaram de aulas de hidroginástica para artrose regulares por 12 semanas demonstraram mais força, flexibilidade e agilidade, e tiveram melhores níveis de colesterol total, do que um grupo controle.

  • Essa prática é especialmente benéfica para aqueles que não podem se exercitar como antes, devido a problemas como a artrose ou a cirurgias.

Exercícios de baixo impacto na água são bons para articulações e não exigem muito equilíbrio ou flexibilidade.

Não deixe de apostar em atividades físicas para tratar doenças hoje mesmo!

Aqueles com artrite ou outras condições que podem ser dolorosas com o movimento descobrirão que o movimento na água é mais fácil.

De fato, estudos mostraram que simplesmente estar na água é bom para as articulações problemáticas. Afinal, o peso absoluto da água proporciona compressão natural nas articulações e ajuda a reduzir o inchaço, por exemplo.

Essa pesquisa também mostrou que o exercício na água é um impulsionador do humor natural, aumentando a autoestima, reduzindo o estresse, a ansiedade e a depressão.

Todos os itens acima parecem ser ótimas razões para os adultos mais velhos, aqueles com dor nas articulações, e todos os outros praticarem a hidroginástica para artrose. Aposte nessa ideia junto à Pratique Fitness!

Sobre rafael

Veja Também

A natação infantil emagrece

A natação infantil emagrece, uma vez que a natação é um exercício muito completo, pois …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *