Home / Jiu Jitsu / Jiu jitsu curiosidades – Confira 20 curiosidades do esporte

Jiu jitsu curiosidades – Confira 20 curiosidades do esporte

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial com origens orientais, mais precisamente no Japão (assim como muitas outras modalidades desse tipo de esporte). É uma luta considerada não violenta e tem ganhado cada vez mais adeptos ao esporte, pois ele traz muitos benefícios para o corpo e para a alma. Conheça 20 curiosidades do jiu-Jitsu.

Jiu jitsu curiosidades – Confira 20 curiosidades do esporte

Conheça agora algumas curiosidades do Jiu-Jitsu e fique mais por dentro desa esporte:

  1. O Jiu-Jitsu no Brasil começou a ser conhecido por conta dos Irmãos Gracie: Oswaldo, Carlos, Gastão, Hélio e George.
  2. Carlos inaugurou a academia Gracie de Jiu-Jitsu em 1925.
  3. Hélio Gracie tinha um estilo de luta focado na defesa pessoal.
  4. Hélio era contra limitar as disputas por tempo e o esquema de pontuações.
  5. Rickson Gracie, que também é da família, se tornou o maior vitorioso da família, com mais de 500 vitórias e todas elas por finalizações.
  6. Roger Gracie é o profissional com mais vitórias na história dos mundiais. São 10 títulos (3 Absolutos, 6 Super-Pesados e 1 Pesadíssimo).
  7. O UFC (Ultimate Fight Championship) – o maior evento de lutas- foi fundado por Rorion Gracie, que é o filho mais velho de Hélio Gracie;
  8. O Jiu-Jitso brasileiro é diferente do Japonês, este último foca nas quedas, enquanto o brasileiro foca nos golpes de finalização e nas lutas de chão.
  9. As regras internacionais foram alteradas por conta dessa divergência entre o Jiu-Jitsu japonês e o Brasileiro. O esporte mudou de nacionalidade e começou a ser conhecido oficialmente como “Jiu-Jitsu Brasileiro”.
  10. O esporte é ótimo para aprender técnicas de defesa pessoal.
  11. Uma aula de Jiu-Jitsu pode queimar mais de 500 calorias, então é uma ótima alternativa para quem deseja emagrecer.
  12. Amauri Binetti foi o primeiro campeão absoluto faixa preta no primeiro campeonato mundial de Jiu-Jitsu (IBJJF), em 1996.
  13. O lutador BJ Penn (havaiano) foi o primeiro esportista que não é brasileiro a vencer o mundial na faixa preta na categoria peso pena.
  14. BJ Penn começou seus ensinamentos de Jiu-Jitsu em 1997 com um vizinho que era Brasileiro, e apenas 3 anos depois, em 2000, que ele ganhou o mundial.
  15. O golpe de finalização Gogoplata (um golpe praticamente cinematográfico no universo do Jiu-Jtsu) foi inventado por Nino Schembri em 2000;
  16. As técnicas do Jiu-Jitsu também eram muito utilizadas por japoneses no campo de batalha.
  17. Jiu-Jitsu significa arte da suavidade em Japonês.
  18. As faixas são distribuídas por idades e por permanência nos estudos.
  19. Faixas pretas: Preta lisa, 1° Dan Preto, 2º Dan Preto, 3º Dan Preto, 4º Dan Preto, 5º Dan Preto, 6º Dan Vermelha e Preta, 7º Dan Vermelha e Preta, 8º Dan Vermelha e Preta, 9º Dan Vermelha, 10º Dan Vermelha (somente decanos)
  20. Associações pelo Brasil: Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu(CBJJ), Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), Liga Brasileira de Jiu-Jitsu e Confederação Brasileira de Jiu-jitsu (CBJJO).

O Jiu-Jitsu é uma ótima oportunidade para aqueles que estão em busca de uma nova atividade para mudar o estilo de vida. Além do exercício, você também terá contato com outras pessoas e irá aumentar o seu ciclo social.

Você pode fazer aulas em academias específicas de Jiu-Jitsu e artes marciais, ou checar a disponibilidade dessa modalidade e uma academia convencional.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre o Jiu-Jitsu, se você se interessou pelo esporte, faça algumas aulas na academia mais próxima.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *