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A importância da respiração nos treinos

O peso que se levanta ou o tempo que se passa correndo deixaram de ser a única preocupação de especialistas em desempenhos nas atividades físicas. Outros fatores como pausas, cadência e ritmo passaram a ser considerados como fundamentais para obter os melhores resultados.

A respiração também é um dos fatores chave para o sucesso de qualquer atividade física, afinal, ela faz parte de todo processo de movimento do corpo. Veja mais sobre a importância da respiração nos treinos.

Por que é importante respirar?

A respiração é o ato que dá vida ao ser humano. É a primeira coisa que fazemos ao nascer. No entanto, como a respiração é instintiva e por vezes inconsciente, não paramos para pensar que existem formas de respirar o quanto ela influencia em nossa vida, sobretudo na prática de atividades físicas.

A respiração se modifica dependendo do tipo de atividade física que está sendo realizada, mas o fato é que qualquer exercício exige respiração diferenciada e mais intensa.

Exatamente por isso alguns tipos de atividade física são chamadas aeróbicas, porque funcionam como uma espécie de intensificadoras da oxigenação do corpo.

São também essas as atividades que mais aumentam a capacidade respiratória e cardíaca.

Essa melhora é perceptível em muito pouco tempo de treino. Quem corre sabe muito bem disso!

Se antes era possível sentir dificuldade para respirar quando subia apenas alguns degraus de escada, após algumas semanas de treinos de corrida é possível sentir a diferença nas atividades de rotina de forma intensa!

A respiração durante as atividades físicas

Para saber sobre a importância da respiração nos treinos, primeiro é necessário compreender que a respiração tem a função de oxigenar todas as células do corpo. Por isso, respiração e função cardíaca andam juntas.

Enquanto estamos praticando exercícios físicos, as células do organismo necessitam ainda mais de energia para responderem ao aumento de estímulo, assim quanto melhor respiramos melhor o desempenho nos resultados do treino e maior a sensação de bem estar provocada pela atividade.

A respiração é tão importante para os treinos que, quando não respiramos da forma adequada podem aparecer desconfortos nos músculos e até dores em decorrência da falta de oxigenação.

Da para imaginar que, respirando de forma inadequada, o organismo não consegue dar conta da oxigenação das células e de enviar energia aumentada para músculos, quanto mais regenerá-los, como é o caso da musculação.

Como respirar corretamente

A importância da respiração nos treinos tem ligação direta com a necessidade de hiperventilação durante os treinos. A forma correta de respirar varia de acordo com o tipo de treino. A tabela básica é a seguinte:

  • Musculação

Para respirar durante os treinos de musculação, o correto é soltar o ar pela boca durante o esforço físico, ou seja, quando levantar ou puxar o peso e respirar pelo nariz durante o repouso ou até durante o retorno do movimento. O importante é manter o ritmo cadenciado e intenso.

  • Corridas e atividades de longa duração

Para esse tipo de atividade o ideal é inalar uma grande quantidade de ar, respirar o mais forte que se conseguir e segurar o ar no peito por um período curto de aproximadamente um segundo e ir soltando lentamente. Dessa forma o organismo consegue energia para sustentar as atividades mais longas e aeróbicas, como corrida e bicicleta.

  • Caminhadas

Para caminhadas a regra se modifica um pouco em relação às corridas porque é necessário encontrar uma forma de respiração que proporcione relaxamento do corpo. O ideal é inspirar profundamente pelo nariz e soltar o ar também lentamente, mas pela boca.

Como você já sabe a importância da respiração nos treinos, é hora de treinar na Pratique Fitness!

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