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Alerta! Saia do sedentarismo agora

A vida contemporânea, cheia de compromissos e atribulações favorece o desenvolvimento de hábitos que podem ser nocivos para a nossa saúde, como o sedentarismo, por exemplo.

Viver de forma sedentária, ou seja, sem praticar atividades físicas, deixou de ser considerado um hábito e já é encarado como uma doença que chega a atingir 45,9% da população brasileira, atualmente.

Além disso, o sedentarismo pode desencadear uma série de outras doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e problemas cardíacos.

Se você quer conhecer esses e mais motivos para abandonar de vez a vida sedentária, leia este artigo até final.

Sedentarismo: O mal do século

Os avanços científicos proporcionaram várias comodidades que nos deixam cada vez mais sedentários.

Com o amplo acesso aos meios de transporte, sejam eles públicos ou particulares, dificilmente optamos por ir à pé até algum lugar, mesmo que a distância seja relativamente curta.

Concomitantemente, passamos a assumir cada vez mais compromissos que exigem que estejamos em vários lugares em curto espaço de tempo.

O resultado é que ficamos ainda mais sem tempo para fazer atividades físicas e cuidar daquilo que temos de mais precioso: a nossa saúde.

Devido a estes fatores, a nossa sociedade está enfrentando uma verdadeira epidemia de obesidade, sem precedentes na história.

Além disso, passamos a desenvolver outras condições de saúde, que podem estar relacionadas à ausência de atividades físicas, como:

  • Estresse;
  • Ansiedade;
  • Distúrbios do sono;
  • Osteoporose;
  • Alguns tipos de câncer.

Como fugir do sedentarismo

A maioria das tentativas de transformar a vida de forma radical tende a terminar em frustração. Isso acontece porque os nossos hábitos levam tempo para serem modificados.

Por isso, para evitar todos esses problemas que o sedentarismo pode trazer para a sua saúde, o ideal é que você introduza os exercícios físicos na sua rotina de forma gradual.

O ideal é começar com atividades de baixa intensidade e aumentar o ritmo paulatinamente, de acordo com a melhora do seu condicionamento físico.

É importante também buscar atividades que sejam prazerosas e que te mantenha motivado, assim você não corre o risco de desistir da academia logo nas primeiras semanas.

Alguns exemplos de atividades dinâmicas e divertidas são:

  • Aulas de dança;
  • Spinning;
  • Hidroginástica;
  • Artes marciais;

Cuidados necessários antes de começar a praticar atividades físicas

Para garantir que os exercícios físicos tragam apenas benefícios e não representem nenhum tipo de risco para a sua saúde, é essencial tomar alguns cuidados, como:

  • Procurar um médico para fazer exames que garantam que você está apto a realizar atividades físicas;
  • Fazer uma avaliação física para determinar qual atividade é mais indicada para o seu tipo físico e faixa etária;
  • Escolher uma academia que ofereça estrutura adequada, com professores especializados e aulas diversificadas.

Conclusão

Depois de todas essas considerações, percebemos que o sedentarismo pode ser extremamente prejudicial à saúde.

Por isso, incluir exercícios físicos na rotina diária é essencial para evitar o surgimento de doenças e para melhorar a sua qualidade de vida, de maneira geral.

Hábitos saudáveis garantem outros benefícios, como:

  • Aumento da disposição;
  • Melhora da concentração;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Aumento da liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar.

Agora que você já está convencido a abandonar o sedentarismo, procure uma academia e comece a aproveitar os benefícios das atividades físicas. A PRATIQUE FITNESS é uma ótima opção para quem quer se exercitar com segurança e diversão!

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