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Artrose e Escoliose – Confira Quais Exercícios Fazer

Artrose e escoliose são ambas doenças ósseas. A primeira está relacionada ao envelhecimento e a movimentos repetitivos. Já a segunda, é, em grande parte, uma enfermidade genética, comum em adolescentes. Mas é possível fazer exercícios para ajudar em seu tratamento?

A artrose é um tipo de artrite que afeta, principalmente, os joelhos, a coluna e as mãos. É uma doença de difícil diagnóstico, pois os sintomas aparecem gradativamente. Seus principais sintomas são dificuldade de movimento, perda de elasticidade e inchaços.

Já a escoliose é uma doença muito comum em adolescentes. É caracterizada por uma ou mais curvaturas anormais na coluna. Seus principais sintomas são assimetria corporal, dores e desconfortos. O diagnóstico é mais simples, facilitando o tratamento.

Artrose e escoliose são doenças diferentes que afetam públicos diferentes. Mas existe algo de semelhante em seu tratamento. Confira, a seguir, quais exercícios fazer no tratamento de cada uma.

Quais as diferenças e semelhanças entre a artrose e a escoliose?

Dissemos que afetam públicos diferentes e, no geral, partes diferentes do corpo. Porém, existem muitas semelhanças entre ambas as patologias. Primeiramente, ambas são doenças ósseas, que geram grande desconforto nos pacientes. Atividades simples começam a se tornar um problema.

Além disso, uma das partes mais afetadas pela artrose é a coluna. Enquanto na artrose, acontece o desgaste das cartilagens na coluna, na escoliose, o problema é um desvio anormal nela.

Por isso, os exercícios recomendados para ambas tendem a ser parecidos, com algumas particularidades. Por exemplo, músculos que auxiliam no movimento dos joelhos não precisam ser trabalhados por pacientes de escoliose.

Se não tratadas corretamente, ambas as doenças podem gerar profundo desconforto no paciente, como dores, insônia e incapacidade de movimentação. A seguir, daremos algumas dicas dos melhores exercícios para auxiliar o tratamento de artrose e escoliose.

Exercícios para auxiliar no tratamento

  • Musculação

A musculação é forte aliada no combate às doenças ósseas e de postura. Isso porque o fortalecimento dos músculos dorsais, torácicos e abdominais ajudam a manter a postura e diminuir o impacto nos ossos.

Além disso, o ganho de massa magra ajuda a diminuir a tensão nas articulações e tendões. Dessa forma, ela evita o avanço das doenças e auxilia na proteção da coluna.

  • Alongamento

Principalmente no caso da artrose, um dos sintomas mais proeminentes é a perda de flexibilidade. Nesse caso, o alongamento é muito eficaz para a recuperação gradual da mobilidade nas articulações.

Já no caso da escoliose, o alongamento auxilia na memória muscular, mantendo a coluna no lugar correto. Por ser um exercício de baixo impacto, ele não compromete os ossos e produz ótimos resultados.

  • Pilates

O pilates é um forte aliado no combate de artrose e escoliose. Isso porque ele é um exercício de baixo impacto, que trabalha diretamente com grupos musculares ligados à coluna.

O efeito é o mesmo da musculação, porém, o risco de sobrecarga é muito menor. O pilates é frequentemente recomendado no combate à osteoartrite e desvio de coluna, pois garante sua manutenção e posicionamento correto.

Contraindicações

Exercícios de alto impacto ou de alta intensidade não são recomendados. Isso porque os ossos ficarão expostos à sobrecarga deles. Esportes como o basquete, o vôlei ou qualquer tipo de salto não são recomendados.

A busca é por esportes que envolvam pouca ação da gravidade sobre o corpo. Pois quem absorve o impacto, quando os músculos não estão preparados, são os ossos. Treinos de baixo impacto ou que não envolvam a gravidade são melhores.

Lembre-se de consultar um médico ou instrutor em qualquer desconforto que surja quando se faz um exercício para o combate da artrose e escoliose.

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