Home / Infantil / Atividades físicas na criança ajudam no desenvolvimento da coluna

Atividades físicas na criança ajudam no desenvolvimento da coluna

Que as crianças passaram a ter vidas cada vez mais sedentárias nos últimos anos já é de conhecimento de todos, mas ainda não conseguimos medir o quanto deixar de realizar atividades influencia negativamente no crescimento. Nesse sentido, vamos falar um pouco sobre como as atividades físicas na criança ajudam no desenvolvimento da coluna.

Os últimos estudos demonstram que crianças que realizam atividades físicas crescem mais e que as atividades físicas na criança ajudam no desenvolvimento da coluna. Saiba mais sobre exercícios físicos e crescimento saudável!

Infância e Sedentarismo

Infelizmente há uma ligação entre infância e sedentarismo na sociedade atual devido a múltiplos fatores. Se antigamente as crianças se movimentavam livremente e possuíam recursos e tempo para brincar e correr, atualmente a rotina e a vida escolar terminam por ceifar esses espaços mais do que contribuir.

Saiba como as atividades físicas na criança ajudam no desenvolvimento da coluna!

A vivência tecnológica que se intensificou nas últimas décadas faz com que crianças bem pequenas tenham acesso quase irrestrito a celulares, televisores e computadores. Se por um lado essa vivência apresenta ganhos de cunho intelectual, por outro pode impedir o adequado desenvolvimento físico e emocional das crianças.

Isso porque é através do movimento do corpo que as crianças se desenvolvem, ganham noção de espaço, conhecem lugares, testam seus limites, convivem em sociedade e crescem de forma adequada.

Uma criança já desde pequena costuma passar quatro horas ou mais sentada na escola, com raros intervalos de movimentação do corpo, e mais tantas outras horas em frente ao computador ou celular.

Sem contar no acúmulo de tarefas que algumas crianças possuem desde cedo e que as impede de se movimentar livremente e criar brincadeiras em grupo ou individualmente e que envolvem o corpo.

Como as atividades físicas podem ser inseridas na rotina

Obviamente que pais e escola não possuem o objetivo de prejudicar as crianças. No entanto, essa rotina de paralisação do corpo já se tornou algo tão automático que inserir atividades físicas na vida das crianças às vezes se torna um desafio.

Uma excelente sugestão para que as crianças saiam do sedentarismo é introduzir na rotina passeios onde elas possam se movimentar livremente: uma tarde no parque jogando bola ou andando de bicicleta são ótimos motivos para que elas se exercitem.

Pode ser uma excelente ideia também encontrar algum esporte que a criança goste. As academias atualmente oferecem inúmeras aulas voltadas para crianças, entre elas, as lutas podem contribuir muito para a rotina de atividades físicas dos pequenos.

Descobrir do que a criança gosta pode ser um caminho um pouco demorado, já que a primeira atividade física nem sempre é sucesso. O ideal é ir experimentando e o corpo dos pequenos só tem a ganhar, um dos motivos é que as atividades físicas na criança ajudam no desenvolvimento da coluna.

Atividades físicas e o desenvolvimento correto da coluna

A coluna é o que dá sustentação ao corpo. Se a postura da coluna estiver incorreta ou se a criança se exercitar se orientação, o risco de não se desenvolver adequadamente é muito grande.

Como já sabemos, atividades físicas na criança ajudam no desenvolvimento da coluna, mas quais atividades contribuem para isso?

  • Natação

A natação sempre será uma das melhores atividades indicadas para crianças, já que possui baixo impacto e oferece grande potencial de desenvolvimento físico.

  • Musculação orientada

Algumas academias oferecem aulas de musculação com programas individuais feitos especialmente para o desenvolvimento das crianças.

  • Ginástica infantil

Essa modalidade também já está disponível em algumas academias e reúne diversos tipos de brincadeira com ginástica, de forma a ganhar o gosto dos pequenos!

Agora que você já conferiu como atividades físicas na criança ajudam no desenvolvimento da coluna, procure uma academia de confiança. Vá atéuma das unidades da Pratique Fitness e matricule seu filho hoje mesmo!

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *