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Crossfit: os mitos e verdades

O Crossfit consiste num programa de treinamento físico de alta intensidade que tem como objetivos o condicionamento físico e aumento de massa muscular.

Inspirado nos treinamentos militares, este tipo de atividade física é baseada em três pontos-chave, ou pilares: exercícios funcionais, atividades variadas de forma constante e treinos de alta intensidade.

Por ser uma atividade complexa e intensa, existem alguns aspectos que precisam ser observados antes de começar a praticá-la. Neste artigo vamos esclarecer todas as dúvidas sobre os mitos e verdades que cercam o Crossfit.

Crossfit: o que é e como funciona

Criado por Greg Glassman no ano 2000, o programa de treinamento que foi registrado com o nome de Crossfit é baseado nos treinamentos militares tradicionais e envolvem uma série de movimentos de alta intensidade como:

  • Levantamento de peso com alteres, anilhas e pneus;
  • Exercícios aeróbicos com a utilização de bicicletas e esteiras;
  • Exercícios de força e condicionamento físico com argolas, barras paralelas, caixas pilométricas, cordas e caixas de saltos;
  • Todos os movimentos são alternados de forma dinâmica, fazendo com que todos os grupos musculares sejam trabalhados simultaneamente.

Os pilares que orientam a prática do Crossfit são:

  • A utilização de exercícios funcionais;
  • A variação constante dos movimentos realizados durante as aulas;
  • Treinos com alta intensidade de peso e velocidade;

Quais os benefícios do Crossfit

Por ser uma atividade física que envolve exercícios aeróbicos e levantamento de peso, o Crossfit pode ser considerado uma atividade completa.

Ele ajuda no condicionamento físico, aumenta a queima de gordura corporal e favorece o ganho de massa muscular.

Além disso, a partir da prática de exercícios funcionais, também é possível verificar ganhos secundários importantes como:

  • Aumento da concentração;
  • Melhora do equilíbrio e da coordenação motora;
  • Aumento da disposição para tarefas cotidianas;
  • Melhora da qualidade do sono e do humor, devido a grande liberação de hormônios relacionados a sensação de bem-estar durante a prática da atividade física.

Os praticantes desta modalidade, quando combinada a hábitos alimentares saudáveis, também conseguem obter tanto emagrecimento, quanto a melhora do contorno corporal, perdendo medidas e ganhando mais definição.

Crossfit: Para quem esta atividade é indicada

Desde iniciantes até atletas podem ser amplamente beneficiados com a prática do Crossfit, basta que sejam observados alguns critérios de avaliação e tomados alguns cuidados antes de iniciar a atividade.

Por ser uma atividade com grande impacto sobre as articulações e que requer bastante esforço do sistema cardiorrespiratório, o mais indicado é que se faça uma bateria de exames antes de procurar uma academia.

Após obter liberação médica para iniciar a prática esportiva, vale seguir os seguintes pontos:

  • Pesquise academias na sua cidade que ofereçam aulas de Crossfit;
  • Verifique quais são mais conceituadas e contam com profissionais qualificados para acompanhar os alunos de maneira constante durante as atividades;
  • Converse com alunos que já estejam matriculados e saiba quais são as suas impressões sobre as aulas e o professores;
  • Visite as academias para conhecer o ambiente;
  • Faça uma aula-teste antes de se matricular para ter certeza e que a atividade corresponde as suas expectativas.

Conclusão

Depois de apresentar tantas informações sobre essa atividade tão completa, fica claro que ela pode ser praticada por qualquer pessoa, desde que tenha boa saúde, liberação médica e acompanhamento adequado para evitar lesões e prejuízos à saúde de modo geral.

Conheça a PRATIQUE FITNESS e aproveite os benefícios do Crossfit.

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