Home / Musculação / Musculação terapêutica para idosos

Musculação terapêutica para idosos

A musculação para idosos já não é mais um tabu em nossa sociedade, pois cada vez mais as pessoas estão criando consciência do quão importante é a realização de atividades físicas, independentemente da idade. O problema com os idosos é que eles não possuem tanto disposição e exercícios convencionais podem fazer o efeito reverso: proporcionar mais mau do que bem. Conheça agora a musculação terapêutica para idosos.

É sempre fundamental cuidar do seu próprio bem-estar e tentar melhorar a qualidade de vida, mas alguns idosos acabam deixando isso de lado.

Musculação terapêutica para idosos: hidroginástica

A musculação terapêutica para idosos na forma de hidroginástica é uma alternativa muito interessante para a terceira idade, aliás, não só apenas para essa faixa etária, mas para qualquer outra.

A hidroginástica é um tipo de exercício físico realizado dentro da água, mais precisamente em piscinas aquecidas. As aulas duram, normalmente, uma hora e são feitas de duas a três vezes na semana (uma boa frequência para pessoas mais velhas).

Como funciona essa musculação terapêutica para idosos? Bom, um educador físico conduz toda a aula, que conta com movimentos dentro d’água, podendo ser feitos até mesmo com pesos.

Aqui, a maior vantagem em detrimento de qualquer outro tipo de atividade física é que a hidroginástica retira o maior fator de risco dos exercícios físicos: a sobrecarga nas articulações.

Com o passar do tempo as articulações vão ficando debilitadas, deixando os ossos mais próximo um dos outros e, consequentemente, causando dores.

A água retira todos os impactos possíveis das articulações, pois a densidade da água proporciona uma leveza ao corpo. Assim, a musculação terapêutica para idosos ainda colabora com a melhora das articulações.

Musculação terapêutica para idosos: pilates

O pilates é uma musculação terapêutica que cabe muito bem aos idosos, pois ela trabalha quesitos como força e elasticidade, de uma maneira suave e que pode ser adaptada a qualquer idade.

No pilates o treino não consiste em levantar pesos ou em uma série de exercícios iguais, cada aula trabalha várias partes do corpo.

Outro lado interessante é que nas academias de pilates o professor fica o tempo todo auxiliando o aluno, um fator muito importante no caso dos idosos, pois eles precisam de mais atenção que o normal.

Musculação convencional

A musculação convencional também pode ser adaptada para uma musculação terapêutica para idosos, basta o educador físico montar uma programação que atenda às pessoas na terceira idade.

Há academias que trabalham com aulas semanais exclusivas para idosos, com uma série de exercícios suaves, sem muito peso e que trabalham de maneira a reduzir ao máximo os impactos na articulação.

Aqui, basta procurar por um profissional qualificado para passar um treino que consiga usufruir de todas as vantagens da musculação.

Benefícios da musculação terapêutica para idosos

A musculação terapêutica não se restringe apenas a melhorar a saúde física, mas também colabora diretamente com a saúde mental, por isso que realizá-la pode mudar totalmente a vida do idoso (para melhor, claro).

Além de melhorar o sistema imunológico, cardiovascular e respiratório a musculação traz benefícios como emagrecer, melhorar o equilíbrio, aumentar a massa magra e definição muscular.

Também combate doenças como ansiedade e depressão, insere o idoso novamente em um ciclo social e assim por diante.

Se você tem um idoso na família, ou se você mesmo já está na terceira idade, procurar saber mais e se informar sobre as academias que oferecem atividades direcionadas para idosos pode ser uma boa mudança de vida.

A musculação terapêutica para idosos só tem coisas boas a oferecer, juntando todos os seus benefícios a melhora da qualidade de vida será evidente.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *