O sistema imune é responsável por proteger nosso corpo contra microorganismos causadores de doenças. Porém, nem sempre a imunidade está fortalecida, o que pode ser um risco para a saúde. Por isso, preparamos uma lista para você saber o que é bom para imunidade baixa.
Além disso, o corpo pode nos oferecer pistas de que precisamos reforçar nossa imunidade. Você sabe identificá-las? Os cuidados com a saúde passam por prestar atenção em nossa imunidade e construir hábitos que ajudem nossas defesas.
Confira a seguir o que fazer para combater a imunidade baixa.
O que é bom para imunidade baixa?
-
Beber água
Uma das formas de contribuir para o aumento da imunidade é através da ingestão de água. A água participa da composição do sangue, que faz o transporte de nutrientes do coração até os órgãos.
Esses nutrientes são importantes para que o corpo funcione da melhor forma possível e quando estamos bem hidratados o sangue fica mais fluido, fazendo com que o transporte de nutrientes seja mais efetivo.
Além disso, a água é utilizada na excreção de toxinas do corpo, ou seja, realiza uma verdadeira limpeza em nosso organismo.
-
Alimentar-se bem
E se o transporte de nutrientes é importante, a ingestão deles é fundamental para combater a imunidade baixa. Através de uma boa alimentação conseguimos ingerir os nutrientes certos para aumentar a imunidade. O consumo de alho, oleaginosas, salmão, iogurte, cúrcuma e semente de girassol afeta diretamente o bom funcionamento do sistema imunológico. Por isso, busque adicionar esses alimentos à sua dieta.
-
Diminuir o estresse
O estresse excessivo provoca a liberação de hormônios que estimulam a retração da resposta imunológica, deixando nosso organismo mais suscetível a doenças. Por isso, buscar distrações e atividades prazerosas para diminuir o estresse do cotidiano pode não apenas fazer bem para a saúde mental, mas também terá efeitos benéficos para a saúde física.
-
Praticar exercícios físicos
E falando em diminuir o estresse uma das formas mais eficientes para isso é a prática de exercícios físicos. Os exercícios são grandes aliados do sistema imune, pois a longo prazo estimulam a manutenção dos linfócitos – células especializadas no combate à micro-organismos invasores.
Por isso, a prática regular de atividade física aumenta a imunidade e ainda possui diversos benefícios que aumentam a qualidade de vida.
-
Dormir bem
O descanso e uma boa noite de sono fecham a nossa lista de o que é bom para imunidade baixa. Ficar muito tempo acordado pode baixar a imunidade, pois ocorre a liberação de hormônios do estresse que, como já vimos, diminui a resposta imunológica do organismo. Por isso, priorize o seu descanso e tente dormir de 6 a 8 horas por noite.
Como saber se a imunidade está baixa?
O corpo oferece alguns sinais quando o nosso sistema imunológico não está funcionando adequadamente. Conhecê-los é a melhor forma de tomar uma atitude para mudar esse cenário e evitar o aparecimento de doenças.
Fique atento se você observar os seguintes sintomas:
- Ficar doente constantemente.
- Cansaço e sono excessivos.
- Vômitos e diarreia.
- Unhas fracas.
- Queda de cabelo em excesso.
Buscando orientação
Saber o que é bom para imunidade baixa e identificar seus sinais são ótimos passos para uma vida mais plena. E para deixar sua qualidade de vida ainda melhor, você pode contar com a academia Pratique Fitness.
A academia Pratique oferece diversas modalidades de atividades físicas, além da orientação de profissionais para saber qual treino poderá deixar sua saúde ainda melhor. Entre em contato com a Pratique e agende uma visita à unidade mais próxima!