Home / Saúde / O Que É Treino Funcional? 

O Que É Treino Funcional? 

Conhecido por seus movimentos e exercícios de maneira dinâmica e diferente, muitas pessoas buscam entender o que é treino funcional e como ele é realizado.

Essa modalidade de exercício pode ser a solução para aqueles que gostariam de realizar alguma atividade física mas querem fugir dos métodos convencionais como a
musculação.

Neste artigo vamos entender o que é o treino funcional e quais são suas principais características e benefícios, para ajudar você na sua decisão! Continue lendo e veja as informações!

Tire suas dúvidas: Saiba o que é treino funcional!

Para realizar esta pratica de exercício é preciso entender o que ela é e como ela funciona!

No treino funcional são utilizados alguns equipamentos para trabalhar e fortalecer a musculatura do corpo de maneira inteligente e uniforme, fazendo com que o peso corporal seja aliado na realização dos exercícios.

Diferente da musculação, essa modalidade de exercício trabalha o corpo todo, e não apenas uma região especifica, demonstrando maior complexidade na realização de seus treinos e exercícios.

Em quais casos são indicados os treinos funcionais?

Esse tipo de treino é indicado para aquelas pessoas que querem trabalhar diversas partes do corpo, como a flexibilidade, a musculatura de modo geral e prevenir doenças respiratórias e cardíacas.

A forma com que os exercícios são realizados pode variar, podendo acontecer com pouca velocidade, trabalhando alguns movimentos específicos e o equilibro e, muita velocidade, fortalecendo e tonificando os músculos do corpo inteiro.

Existem muitas dúvidas sobre o que é o treino funcional e, por isso, deve-se consultar um educador físico! Apenas ele poderá dizer como o exercício pode ser realizado da melhor forma, para que os benefícios sejam aproveitando e não haja nenhuma lesão!

Principais benefícios do treino funcional!

Para escolher esta atividade e realiza-la de melhor maneira, além de entender o que ela é e como é realizada, é necessário conhecer seus benefícios também.

Os benefícios são inúmeros e alguns deles são:

  • Fortalecimento da musculatura de todo o corpo

Devido a intensidade dos movimentos e exercícios que trabalhem todas as regiões corporais, o treino funcional tem o poder de fortalecer a musculatura de todo o corpo!

  • Postura correta

Devido aos movimentos variados, o educador físico vai sempre estar atento à sua postura, para evitar lesões e machucados. Então, este treino proporciona uma correção considerável da postura!

  • Diminui dores na coluna

Devido aos exercícios que fazem com que a correção da postura seja realizada, as dores nas costas são diminuídas consideravelmente.

  • Consciência corporal

Por ser um exercício que trabalha a musculatura de todo o corpo de uma vez só, a consciência corporal é melhorada e a pessoa passa a ter mais equilíbrio e entender melhor o que se passa com seu corpo.

  • Flexibilidade e equilíbrio

Os movimentos variados fazem com que a flexibilidade também seja trabalhada, uma vez que serão realizados vários exercícios.

Com a flexibilidade, também trabalhamos o equilíbrio, pois geralmente quando realizamos movimentos que não estamos acostumados, temos que acostumar nosso corpo a se adaptar aquela situação.

  • Dinamismo

Diferente da musculação convencional, o treino funcional pode tornar sua maneira de se exercitar muito mais dinâmica e divertida, devido aos seus movimentos variados.

O treino funcional é uma boa opção?

Esse modo de se exercitar pode ser uma ótima opção para aquelas pessoas que gostam de uma forma diferente de se movimentar.  Isso porque o treino funcional trabalha todas as regiões do corpo, ou seja, você vai entender e ver a evolução por inteiro.

Agora que você já sabe o que é o treino funcional, pode começar agora mesmo a praticar este exercício!

Sobre rafael

Veja Também

Ginástica muscular

A ginástica muscular consiste em exercícios aeróbicos que tem como finalidade exercitar todo o corpo, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *