Home / Ginástica / Os Benefícios Da Ginástica Calistênica

Os Benefícios Da Ginástica Calistênica

Você sabe quais são os benefícios da ginástica calistênica? Aliás, você sabe do que se trata essa modalidade? É uma das técnicas que não envolvem peso ou equipamentos, apenas o seu próprio corpo.

Engana-se quem pensa que praticar exercícios sem pesos não traz resultados, muito pelo contrário. Existe uma série de atividades que envolvem somente o peso do seu corpo e os resultados são surpreendentes.

É claro que você não irá ganhar porcentagens absurdas de massa magra, mas com toda a certeza o seu corpo ficará muito definido. Essa modalidade é ótima tanto para homens como para mulheres e seus benefícios são inestimáveis.

A prática deve ser feita de maneira gradual, pois os exercícios avançados são complexos e exigem uma série de habilidade (as quais você começará a adquirir com o tempo). É uma atividade relativamente parecida com ginástica natural e yoga.

Quais são os benefícios da ginástica calistênica

Entendendo melhor do que se trata essa modalidade, talvez você esteja se perguntando quais são os principais benefícios da ginástica calistênica. São diversos, confira:

  • Perda de peso

Essa atividade é muito intensa e é possível queimar bastante caloria em uma seção de uma hora. É interessante porque ela foca na queima de gordura localizada, o maior terror de todos os atletas!

  • Tonificação muscular

O peso do próprio corpo aliado às posições que exigem equilíbrio forçam bastante os músculos e a tonificação muscular é bem intensa. O melhor é que todo o corpo é definido.

  • Coordenação motora

A coordenação motora é uma habilidade que deve ser trabalhada para que os nossos reflexos continuem afiados. Quando jovens, talvez isso não faça muita diferença, mas pessoas mais velhas sofrem muito com a falta de coordenação.

  • Flexibilidade

Com toda a certeza a flexibilidade e elasticidade são dois dos benefícios da ginástica calistênica. A amplitude de movimento é algo que se torna muito limitado se não trabalhado e é importante alongar os músculos.

  • Fortalece o Sistema Cardíaco

As mortes por conta dos problemas no coração são as de maiores números no mundo e a prática de exercícios físicos ajuda a fortalecer o sistema cardíaco.

Os benefícios da ginástica calistênica podem te ajudar na pandemia

Um dos benefícios da ginástica calistênica é em relação à pandemia. Há muitos meses que as recomendações são não sair de casa e distanciamento social, consequentemente, as academias estão com números limitados de alunos.

O lado bom da ginástica calistênica é que você pode praticá-la em qualquer lugar, incluindo na sua casa.

Se você quer se beneficiar ainda mais com essa atividade, tente praticá-la ao ar livre, pois isso aumenta ainda mais a conexão entre você e seu corpo. Para a saúde mental isso é absolutamente positivo.

E é mais um motivo para realizar essa modalidade durante a pandemia, período com as pessoas estão mais estressadas e aflitas (afinal, é realmente um quadro atípico e muito tenso no mundo todo).

Tire um tempo só par você e se desconecte de tecnologias, celulares e coisas do gênero.

Conheça a Pratique Fitness

Apesar de um dos benefícios da ginástica calistênica é praticar em casa, é muito importante que haja o acompanhamento de um profissional, pelo menos no início.

Os movimentos não podem ser realizados de maneira incorreta, pois mesmo sem utilizar pesos ainda há o risco de ocorrer lesões e distensões. Então, busque uma equipe qualificada para lhe auxiliar nas práticas.

Se você quer aproveitar de todos os benefícios da ginástica calistênica, vá até uma unidade mais próxima da Pratique Fitness e converse com os profissionais para que eles lhe auxiliem nas atividades.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *