Home / Ginástica / Por Que Fazer A Ginástica Calistênica?

Por Que Fazer A Ginástica Calistênica?

Você já se perguntou por que fazer a ginástica calistênica? Talvez você nunca tenha ouvido esse termo, mas fique sabendo que essa atividade é bem semelhante à yoga e à ginástica natural.

Caso você não saiba ainda do que se trata, essa modalidade consiste em exercícios que são realizados somente com o peso do corpo e pode ou não ter auxílio de argolas, bolas, barras ou semelhantes.

O intuito é concentrar-se no movimento do corpo, no equilíbrio e no foco. Apesar de não carregar pesos, a atividade exige muito do corpo e você perceberá diversos benefícios ao decorrer do tempo (os quais serão discutidos no próximo tópico).

À primeira impressão pode parecer que são exercícios impossíveis de serem realizados, mas é preciso começar do nível iniciante e ir ganhando confiança (bem como força e equilíbrio) ao decorrer do tempo. É importante respeitar seus limites.

Por que fazer a ginástica calistênica no dia a dia?

Mas, afinal, por que fazer a ginástica calistênica? Veja bem, você pode unir essa modalidade com qualquer outra, pois cada exercício físico tem um propósito e seus respectivos benefícios.

A calistênica é uma modalidade bem completa e mesmo que você pratique somente essa atividade perceberá todos os benefícios que ela pode te proporcionar, como:

  • Perda de peso
  • Definição muscular – apesar de não levantar pesos, a definição muscular é bem completa e todos os músculos são trabalhados
  • Ganho de massa magra – não será um volume tão grande quanto o obtido em musculação propriamente dita, mas os resultados são promissores
  • Elasticidade e flexibilidade – a calistênica trabalha muito a elasticidade, pois seu corpo precisa ter amplitude de movimento para realizar todas as posições
  • Fortalece o sistema cardíaco – evita doenças no coração, como infarto
  • Melhora o sistema imunológico – atividades físicas no geral fortalecem o seu sistema imunológico e você se torna mais resistente às doenças
  • Diminui colesterol e diabetes
  • Traz mais equilíbrio – essa é outra habilidade muito trabalhada na calistênica
  • Melhora a coordenação motora – isso é muito interessante para as pessoas mais velhas que começam a notar certo retardo nos reflexos

Por que fazer a ginástica calistênica durante a pandemia?

por que fazer a ginástica calistênica na pandemia ao invés de outras atividades? Na verdade, essa modalidade é bem interessante para situações como essa.

Isso porque a prática pode ser realizada em qualquer lugar, então você não precisa ficar indo à academia (considerando que esses estabelecimentos estão com um horário reduzido e que poucos alunos podem entrar de uma vez).

Entretanto, esse não é o único benefício. Se você quer saber por que fazer a ginástica calistênica, basta pensar no propósito principal dessa atividade: relacionar o seu corpo com a sua mente.

Esse momento que o mundo todo está passando é muito estressante e as pessoas estão com a saúde mental debilitada. Apostar em atividades que estimulem a concentração e foco ajudam no estresse diário.

Sempre tenha o acompanhamento de um profissional

Apesar de ser recomendado ficar em casa, academias estruturadas estão com muitas medidas para combater a transmissão do covid-19. Com horários limitados e números reduzidos, é possível ir à academia sem se expor muito.

No caso da ginástica calistênica, é interessante conversar com um profissional periodicamente para ele lhe passar todas as instruções corretas, bem como ir atualizando o seu treino para movimentos mais complexos.

Agora que você já sabe por que fazer a ginástica calistênica, basta procurar a unidade mais próxima da Pratique Fitness e conversar com a equipe de profissionais a respeito dos horários.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *