Home / Musculação / Quais os tipos de músculo posso treinar?

Quais os tipos de músculo posso treinar?

Está animado para começar a treinar e ansioso para saber quais os tipos de músculos você poderá trabalhar na sua prática?

Então não deixe de conferir este artigo, também estamos ansiosos para te contar tudo a respeito dos efeitos da musculação no corpo humano.

O sistema muscular é o grande foco dessa modalidade. Porém, é muito difícil atingir um grande número de fibras de um grupo muscular com apenas um tipo de exercício.

É por isso que a musculação dispõe de uma gama de exercícios variados para cada grupo muscular, garantindo assim que diferentes partes do músculos serão estimuladas, trabalhadas e fortalecidas.

Você já deve ter ouvido expressões comuns do dialeto de academias como “Leg day” (dia de perna) que exaltam justamente essa característica da musculação: dividir o foco do treino em cada grupo muscular isoladamente.

Nessa modalidade, você realizará exercícios específicos para tipos de músculos específicos também!

Saiba mais a respeito adiante na leitura deste artigo:

A musculação como modalidade de treino físico

Neste tópico falaremos sobre o que é a musculação como modalidade e qual a sua proposta de treino para o desenvolvimento e melhora do sistema muscular do corpo humano.

Confira a seguir:

  • O que é musculação

A musculação é uma atividade física não esportiva que compreende a prática de exercícios específicos realizados por meio de contração muscular sustentada e em resistência contra pesos.

Seu objetivo é promover a hipertrofia muscular, bem como fortalecimento e ganho de massa óssea, definição, potência e tonicidade dos músculos, queima de calorias e melhora nas aptidões físicas.

Dentre elas, força, resistência, flexibilidade, condicionamento físico e saúde no geral

  • História e proposta da musculação

É difícil datar precisamente na história quando exatamente o ser humano começou a utilizar treinos e ensaios com pesos para angariar para si mais força e resistência física.

Porém, existem registros datados que demonstram que essa prática já era comum entre os antigos egípcios e também os gregos.

A musculação como a conhecemos hoje passou a se tornar mais popular e sistematizada graças a um alemão nascido em 1827 chamado Eugene Sandow.

Ele é considerado um ícone do esporte pois, passou a sua vida se dedicando aos treinos e à promoção e aprimoramento dessa modalidade no mundo.

Foi Sandow o responsável pela primeira competição de fisiculturismo do mundo, que aconteceu em Londres, em 1901. Ele ainda estudou muito, publicou livros e criou a primeira revista com tema exclusivo de musculação.

A musculação é a atividade alicerce do fisiculturismo, bem como uma prática que permite que atletas de outras modalidades tenham condicionamento e preparação física para enfrentar os desafios de suas atividades.

Essa modalidade se tornou cada vez mais presente na sociedade e hoje é a atividade física mais praticada no mundo! Sundown, esteja onde estiver, deve estar muito orgulhoso!

No próximo tópicos vamos trazer para você os tipos de músculos que a musculação trabalha diretamente! Confira:

Grupos musculares que a musculação trabalha

Com a prática regular de musculação, você obterá muitos ganhos específicos pois essa atividade se foca em diversos tipos de músculos de forma isolada, para garantir que todos sejam bem trabalhados!

Os principais grupos musculares que a musculação exercita são:

  • Core
  • Abdominal
  • Oblíquos
  • Paravertebrais
  • Glúteos
  • Dorsais
  • Peitoral
  • Quadríceps
  • Deltóides
  • Isquiotibiais
  • Bíceps
  • Tríceps
  • Gêmeos

Ganhos e benefícios

Todo o seu corpo tem muito a ganhar com o treino de musculação!

Não só hipertrofia e força, mas também mais saúde e disposição!

Comece a praticar agora! Na Pratique Fitness você encontrará instrutores, estrutura e equipamentos especializados e da maior qualidade para você colocar todos os seus tipos de músculos em ação!

Sobre rafael

Veja Também

Os benefícios da musculação em 6 meses

Os benefícios da musculação em 6 meses

Neste artigo traremos para você exatamente quais os benefícios da musculação em 6 meses de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *