Home / Industria / Tornearia mecânica: como funciona? e como é feita ?

Tornearia mecânica: como funciona? e como é feita ?

O torneiro é uma das profissionais mais antigas do nosso mercado, e mesmo assim é muito requisitado e cada vez mais pessoas procuram por essa especialização, querendo entender como funciona uma tornearia mecânica.

Principalmente no setor industrial e automotivo, uma tornearia mecânica é altamente requisitada, juntamente com profissionais bem qualificados e especializados dentro desse mercado de trabalho.

Por isso se você deseja saber mais sobre como funciona uma tornearia mecânica e quer entender o trabalho de um torneiro, continue lendo para ter essas informações.

 

O que é uma tornearia mecânica?

Uma tornearia mecânica ou um torno mecânico é uma máquina-ferramenta utilizado para a fabricação de peças a partir de matérias primas diferencias, como o plástico, madeira ou o metal, mais utilizado de todos.

Ela irá servir para a usinagem de matérias primas, definindo assim o corto do material e o formato do objeto a ser fabricado, podendo dar um acabamento a esse item, processo que é então conhecido como torneação.

Esse equipamento consegue produzir peças diferenciadas, como cilindros, roscas, parafusos, polias, eixos e cones.

Quem é o torneiro mecânico?

Dessa forma é preciso de uma pessoa para operar e manusear esse maquinário, sendo esse profissional conhecido como torneiro mecânico, ficando responsável por acompanhar todo o processo durante a usinagem, bem como fazer o controle dos parâmetros de produção e da qualidade dos produtos.

Muitos postos de torneiros são comuns dentro das indústrias mecânicas e metalúrgicas, bem como dentro da produção das peças que são direcionadas ao setor de automação.

Essa é uma profissão extremamente requisitada dentro do mercado, pois as vagas estão abertas e disponíveis tanto nas indústrias de base quanto em áreas que irão produzir tecnologias de ponta.

Como funciona uma tornearia mecânica

Um torno, como também é conhecido esse maquinário, funciona por meio da rotação de um pedaço bruto de certo material a uma velocidade elevada, enquanto se formam algumas ferramentas de corte afiados vão cirando tamanhos e formas desejadas.

Ao longo dos anos de mercado essas máquinas eram operadas de uma forma manual com uma peça que era girada através das suas correias de transmissão. No entanto, com o passar dos anos, dispositivos mais modernos surgiram, e agora a tornearia mecânica pode ser controlada por meio de um torno CNC – Cálculos numéricos computadorizados.

Assim quando uma empresa de usinagem cria determinada peça usando um torno de CNC, primeiramente deve ser elaborado um projeto assistido por meio de um software (CAD ou CAM), fazendo com que o torneiro mecânico possa então levar esse design e transferi-lo para o torno, e por meio de ferramentas certas, fazer com que ele surja.

Os cuidados com a tornearia mecânica

Mas é preciso ter muito cuidado na hora de manusear esse tipo de maquinário, já que o profissional que deseja se inserir nesse mercado precisa dominar o uso de um número variado de tornos existentes.

Além disso, é extremamente essencial que ele ou ela aprenda as normas técnicas do meio, bem como os procedimentos de segurança e os cálculos que irão garantir a produção de um produto com qualidade.

Por isso, para quem deseja seguir nessa profissão e dominar a arte da tornearia mecânica, é preciso de especialização e formação na área, bem como cuidado extremo na hora de manusear a máquina, para que nenhum tipo de acidente ocorra.

Se você deseja encontrar uma empresa especializada dentro desse setor do mercado, acesse o site http://braniva.com.br/ e confira tudo sobre o mundo de possibilidades que a metalúrgica oferece.

Gostou desse conteúdo sobre a tornearia mecânica? Então fique de olho no blog para descobrir o que são caldeirarias e como elas funcionam.

 

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *