Home / Industria / Usinagem alumínio – como funciona?

Usinagem alumínio – como funciona?

Chama-se de usinagem alumínio os diversos cortes e remoções efetuadas no alumínio a fim de oferecer a ele uma forma final que coincida com a desejada na produção da forma deste material. Saiba mais sobre seu funcionamento!

Esse processo também pode ser feito em materiais e peças que já existem previamente, sendo geralmente pré-moldadas e presentes em formatos cilíndricos ou cúbicos.

Mesmo com a característica do geral, essas peças são sempre únicas e com pontos individuais que devem ser analisados com cuidado.

Tratando-se do alumínio, um material extremamente versátil, diversas opções podem ser criadas, moldadas ou recriadas.

O que saber sobre a usinagem alumínio?

Conforme dito, a usinagem de alumínio é considerada um dos processos mais versáteis existentes. Ele pode ter função tanto primária quanto secundária, levando em conta o encurtamento de algum ciclo ou processo.

Esse estilo de usinagem fornece uma enorme tolerância e variedade de acabamentos superficiais, sendo capaz de trabalhar na refinação de características e na precisão de peças, sendo elas já existentes ou não.

  • A usinagem alumínio é feita através de diversos processos que pegam uma peça inicial de alumínio e, em resumo, a moldam.
  • Os processos de remoção de materiais mais comuns, às vezes designados como usinagem convencional ou tradicional, são aqueles que cortam mecanicamente pequenos chips de material usando uma ferramenta afiada.
  • Os processos de usinagem não convencionais podem usar meios químicos ou térmicos de remoção de material.
  • Cada processo nessas categorias é definido exclusivamente pelo tipo de ferramenta de corte usada e o movimento geral dessa ferramenta e a peça de trabalho.
  • No entanto, dentro de um determinado processo, uma variedade de operações podem ser realizadas, cada um utilizando um tipo específico de ferramenta e movimento de corte.
  • A usinagem de uma peça normalmente requer uma variedade de operações que são realizadas em uma sequência cuidadosamente planejada para criar os recursos desejados.

Através das informações acima, torna-se clara a necessidade de buscar uma empresa confiável para esse tipo de usinagem, garantindo qualidade de serviço.

Mais detalhes sobre a usinagem alumínio!

Agora que você sabe mais sobre o processo de usinagem, é interessante interceptar esse conceito com as características do alumínio, fazendo com que você perceba as vantagens e diferenciais dessa escolha.

– O alumínio é um metal maleável que combina alta resistência à tração e baixa densidade. Tem uma densidade de cerca de 30% de aço ou cobre e 40% de titânio, com resistência à tração de 400 MPa como uma liga.

– Quando exposto ao oxigênio, o alumínio forma uma fina camada de oxidação que fornece ao metal proteção contra corrosão, água e desgaste. Possui altas propriedades de condutividade térmica e elétrica.

– A usinagem alumínio é fácil de moldar e suas propriedades tornam-no um material ideal para componentes de precisão em máquinas, motores e alto desgaste e ambientes corrosivos.

– Devido às suas propriedades de condutividade térmica e elétrica, o alumínio é um bom material para trocadores de calor, equipamentos de processamento térmico e para conectores em equipamentos elétricos.

Conheça a Braniva Indústria Mecânica!

Atuando no mercado desde 1977, a Braniva Indústria Mecânica, empresa que atua nos sistemas de usinagem e caldeiraria, presta serviços para indústrias de papel de celulose, químicas, siderúrgicas, petrolíferas e petroquímicas.

– Sua proposta é atender as exigências do mercado atual com o máximo de qualidade disponível, contando com linhas de produção pontuais para o que os clientes desejam e que funcionam de forma ágil.

Por isso, caso queira saber mais sobre a usinagem alumínio e outros assuntos relacionados a essa área, acesse nosso site e saiba mais sobre o que podemos fazer para mudar sua vida para melhor em termos de serviços!

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *