Home / Grande Porte / Usinagem de eixos – Você sabe o que é isso?

Usinagem de eixos – Você sabe o que é isso?

Quando pensamos na história do homem no mundo, percebemos que os processos de fabricação e de manuseio de metais são muito mais antigos do que achamos, dando assim espaço para que novas possibilidades surjam, como a usinagem de eixos.

A usinagem é um processo que consegue criar e modelar peças e produtos a partir de determinados materiais brutos, como o plástico, metal e as ligas metálicas.

Ele está diretamente ligado a nossas vidas e atua em várias empresas, setores e industrias diferentes, fazendo com que muitos mercados funcionam por conta disso.

Mas e a usinagem de eixos, o que é isso? Se você deseja descobrir além do poder da usinagem convencional, continue lendo para entender.

O que é usinagem de eixos?

Dentro dos processos de usinagem mais modernos são usados tornos CNC (Comandos Numéricos Computadorizados) que se utilizam da engenharia mecânica para conseguir criar a usinagem de precisão.

Inicialmente as peças da usinagem eram vinham somente dotadas de duas bases, conhecidas como barramentos, sobre as quais dois eixos corriam.

O eixo X que determina o diâmetro de determinada peça e o eixo Z, que determina o comprimento dessa mesma peça.

Já na usinagem de eixos, por meio de tornos CNC, é possível controlar e mover o corte de qualquer maneira, já que a ferramenta irá se mover linearmente através dos eixos X, Y, Z e também girar nos eixos A e B, abrangendo assim qualquer direção de corte que uma peça possa precisar ter.

Em outras palavras a usinagem de eixos usa cinco lados de uma peça em um único sentido setup, criando assim possibilidades infinitas tanto quanto o tamanho quanto a complexidade de uma peça que efetivamente pode ser usinada.

Como funciona a usinagem de eixos

Dentro de um processo com 5 eixos simultâneos, a máquina-ferramenta em questão irá possuir três eixos lineares (Z, Y e X) e dois eixos rotativos (A e B) que serão capazes de trabalhar todos ao mesmo tempo, executando assim formas de usinagem muito mais complexas.

Existe também no mercado as máquinas-ferramentas que trabalham com uma usinagem de eixos 3+2, na qual a máquina irá executar um programa de 3 eixos com a ferramenta de corte travada em uma determinada posição angular desejada.

Dentro desse processo, o quarto e o quinto eixo são usados para orientar a ferramenta de corte dentro de uma posição já fixa, ao invés de move-la continuamente durante todo o processo de usinagem.

Quais os benefícios da usinagem de eixos

É claro que cada empresa irá usar a máquina que desejar para poder criar peças de alta precisão e com mais agilidade, porém no mercado um centro de usinagem de 5 eixos é com certeza a tecnologia mais alta disponível.

Entre os benefícios desse tipo de usinagem de precisão podemos citar os seguintes:

  • Aumentar a produtividade da usinagem de forma mais complexa com um único setup;
  • Capacidade de usar ferramentas de corte que sejam mais curtas e com uma velocidade mais alta, sem ter vibrações, o que cria acabamentos de superfícies muito mais superiores e com maior qualidade;
  • Economizar dinheiro e tempo com menos dispositivos de fixação;
  • Melhorar a rentabilidade e também o fluxo de caixa, já que os prazos de entrega são menores;
  • Peças com maior precisão devido a eliminação de múltiplas estações de trabalho.

Esses são apenas alguns dos benefícios que podemos citar para um centro de usinagem trabalhando com 5 eixos, fazendo com que seja mais fácil de entender porque a sua empresa parceira precisa trabalhar dessa forma.

Para conseguir entender melhor ainda o que é usinagem de eixos acesse http://braniva.com.br/ e descubra mais possibilidades. Gostou desse conteúdo? Então fique ligado nos próximos sobre as empresas de usinagem.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *