Home / Engrenagens / Usinagem de engrenagem

Usinagem de engrenagem

As engrenagens são comumente feitas de metal, plástico e madeira, podendo estar sobre os efeitos da usinagem de engrenagem.

Embora o corte de engrenagens seja uma indústria substancial, muitas engrenagens metálicas e plásticas são feitas sem cortes, por processos como fundição ou moldagem por injeção.

Algumas engrenagens metálicas feitas com metalurgia requerem usinagem subsequente, enquanto outros são completos após a sinterização. Da mesma forma, as engrenagens de metal ou plástico feitas com fabricação de aditivos podem ou não exigir o acabamento por corte, dependendo da aplicação.

Assim, é possível perceber que a usinagem de engrenagens é uma área com diversas possibilidades e que é essencial para sua indústria! Saiba mais.

O que esperar da usinagem de engrenagens?

Ao se falar sobre a usinagem de engrenagem, inicialmente, espera-se que o material usado tenha as seguintes propriedades:

  • Alta resistência à tração para evitar falhas contra cargas estáticas;
  • Alta resistência para suportar cargas dinâmicas;
  • Baixo coeficiente de atrito;
  • Boa fabricação.

Especialmente ao se tratar do último ponto, só pode ser possível obter tais benefícios ao se confiar nos serviços de profissionais experientes e responsáveis. Por isso, pesquise com atenção!

Material e especificações para usinagem de engrenagens

Engrenagens podem ser feitas de todos os tipos de materiais, e, por isso, é necessário especificar o material da engrenagem ao solicitar uma cotação.

– Diferentes materiais variam em custo. tanto pelo material em si, como também pelo custo de fabricação, então esta informação é definitivamente essencial na hora de buscar sua empresa de usinagem.

– É importante deixar o fabricante da engrenagem saber se é necessário algum processo especial em seu lote, pois isso pode afetar tanto o preço quanto o prazo de entrega na cotação.

– Os processos podem incluir coisas como tratamento térmico e outros processos de acabamento de engrenagens.

Nível de qualidade

Você também deve deixar o fabricante da engrenagem saber se um determinado nível de qualidade da engrenagem é necessário.

– Muitos fabricantes seguirão qualquer padrão de qualidade conforme especificado, mas é importante conhecer o nível de qualidade esperado durante o processo de cotação no caso de qualquer maquinaria especializada ou processos de inspeção extras serem necessários.

Outros requisitos do cliente

Todo design de equipamento é diferente e as informações adicionais necessárias para cotação e fabricação podem variar de acordo com o projeto.

– Outros requisitos do cliente que os fabricantes de equipamentos podem precisar incluir são os requisitos de entrega e pós-entrega e requisitos para devoluções de material defeituoso, se aplicável.

– Engenheiros experientes podem projetar uma engrenagem a partir do zero, ou usar a engenharia reversa para determinar a geometria da engrenagem exata. – – Existem muitas especificações essenciais da geometria da engrenagem, que podem variar dependendo de seu tipo. Algumas das especificações de projeto mais utilizadas de uma engrenagem são:

  • Passo diametral;
  • Ângulo de pressão;
  • Número de dentes;
  • Dimensões Lineares e Circulares.

Conheça a Braniva Indústria Mecânica!

Atuando no mercado desde 1977, a Braniva Indústria Mecânica, empresa que atua nos sistemas de usinagem e caldeiraria, presta serviços para indústrias de papel de celulose, químicas, siderúrgicas, petrolíferas e petroquímicas.

– Sua proposta é atender as exigências do mercado atual com o máximo de qualidade disponível, contando com linhas de produção pontuais para o que os clientes desejam e que funcionam de forma ágil.

Por isso, caso queira saber mais sobre a usinagem de engrenagens e outros assuntos relacionados a essa área, acesse nosso site e saiba mais sobre o que podemos fazer para mudar sua vida para melhor em termos de serviços!

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *