Home / Engearia / Usinagem de peças – Descubra mais sobre esse processo

Usinagem de peças – Descubra mais sobre esse processo

Hoje o mundo é totalmente industrializado e tecnológico, dependendo de muitas novas técnicas e métodos para muitas coisas. E desde de as pequenas peças que usamos no nosso dia a dia, até em grandes construções, a usinagem de peças está presente em nossas vidas.

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar sobre isso e nem saiba o que usinagem significa, ou então que você está começando na área agora e quer descobrir mais informações sobre isso assunto.

Não importa o que você está procurando, chegou ao lugar certo para descobrir tudo sobre os processos de usinagem e como eles estão ligados diretamente com nosso cotidiano.

Entenda a usinagem de peças

A usinagem é um processo de fabricação que usa algum bloco de material bruto para a construção de objetos e peças, em sua maioria metálica. São várias máquinas-ferramentas presentes no processo de manufatura da usinagem de peças.

Os modelos mais utilizados pelas empresas são:

  • Tornos: responsáveis pela usinagem de perfil cilíndrico;
  • Fresadoras: responsáveis pela usinagem de perfil não cilíndrico;
  • Furadeiras: responsáveis por executar furos;
  • Plainas: responsáveis para os perfis retos e planos;
  • Retíficas: responsáveis para dar maior precisão ao acabamento plano ou cilíndrico.

Esse processo de usinagem de peças começa então por meio da usinagem de um material bruto (seja ele um aço, metal ou plástico) por meio de uma máquina-ferramenta específica, sempre com uma base de desenho técnico mecânico que demostrará como a peça irá ficar acabada.

Assim é basicamente dessa maneira que todas aas peças de qualquer máquina são fabricadas, para depois disso serão encaixadas entre si, dando então origem a uma nova máquina ou objeto de construção, executando uma função específica, como uma linha de produção por exemplo.

Como essas máquinas convencionais são operadas por seres humanos, somente era possível movimenta-las em um eixo de cada vez, ou seja, dentro da usinagem de peças o operador iria trabalhar individualmente com o eixo X, Y ou Z.

A usinagem de peças de alta precisão

Com o passar do tempo, o homem viu a necessidade de trabalhar em diferentes eixos ao mesmo tempo e com a evolução dos computadores foi possível criar o Comando Numérico Computadorizado (CNC) que pode trazer a usinagem de peças uma precisão muito maior.

Com esse tipo de formato de máquina-ferramenta, a intervenção humana diminuiu e se foi possível movimentar simultaneamente até 5 eixos de uma única vez, fazendo com que agora a programação das coordenadas pudesse criar qualquer tipo de peça em qualquer direção.

Com a usinagem de peças de alta precisão é possível que o torno, e outras máquinas, se movimentem em plano cartesiano nos eixos X e Z normalmente, ao mesmo tempo que fazem movimento circulares ou lineares nos eixos A e B, podendo determinar qualquer tipo de perfil possível.

Além disso, também é possível ter dentro das empresas de usinagem tornos dotados de outros eixos, como os Y e C, além das ferramentas adicionais na torre, que podem criar infinitas possibilidades dentro da usinagem das peças, muito mais complexas e precisas.

Pense na hora de escolher

Assim na hora de escolher uma empresa prestadora desse tipo de serviço é preciso que o cliente busque exatamente aquilo que ele necessita, pensando no produto final dentro do seu negócio.

Além disso, é preciso que essa empresa metalúrgica ofereça os melhores equipamentos, com a melhor e mais especializada mão de obra, para que as peças possam ficar em uma qualidade muito mais avançada.

Se você está procurando uma empresa de usinagem de peças parceira, acesse o site http://braniva.com.br/ para descobrir o que pode ser feito.

Se gostou desse conteúdo sobre a usinagem de peças, fique ligado para descobrir como a usinagem de metais funciona.

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *