Home / Destaque / Usinagem de precisão – o que é, o que faz?

Usinagem de precisão – o que é, o que faz?

Mesmo na indústria atual, avançada e tecnológica, muitas pessoas não sabem ao certo definir o conceito de usinagem de precisão.

Ao implementar o controle de processo estatístico moderno, que envolve a coleta e análise de dados para determinar qual processo de usinagem é mais adequado para uma peça de trabalho, os maquinistas podem, em última instância, melhorar a qualidade e a confiabilidade e reduzir os custos operacionais.

O desenvolvimento ideal do processo de precisão da usinagem exige a consideração das características críticas da peça, do alcance permitido, das configurações das peças e dos acessórios e da viabilidade de precisão geral do processo. Obtenha maiores detalhes!

O que é e o que faz a usinagem de precisão?

Quando aplicada corretamente, a abordagem CNC levou a uma maior confiança em muitos aspectos do equipamento eletrônico, automotivo, aeroespacial, médico e de diversas áreas usado em todo o mundo hoje.

  • Um processo preciso é aquele em que a chance de produzir uma característica de parte fora de tolerância é bastante remota.
  • O processo é medido por uma curva gaussiana – melhorada ou de distribuição normal, para analisar os dados dos resultados do processo e ver quantas distribuições padrão se encaixam em uma tolerância.

A especificidade de cada peça

A maioria das peças tem dezenas de características diferentes, e cada uma possui múltiplas características como diâmetro, comprimento, cilindricidade, posição e acabamento superficial.

Se alguma dessas características estiver fora de especificação, a característica e a parte inteira não são conformes, podendo gerar problemas durante a usinagem de precisão.

– Para garantir a conformidade parcial, os fabricantes devem dirigir o processo para um nível Cp (calor específico) muito alto. Na realidade, o nível real de Cp de cada característica de peça é único.

– Por exemplo, para a maioria dos recursos de tolerância aberta, o nível Cp pode ser facilmente maior do que 3 usando equipamentos e ferramentas modernas.

– Isso significa que a chance de estar fora de tolerância é muito pequena para a maioria das características.

Como resultado, é mais realista estimar a conformidade parcial, considerando as características críticas, os recursos que são mais difíceis de fabricar devido à precisão necessária.

 A importância de se atentar antes do processo

Ao desenvolver um processo e tomar decisões sobre ele, os fabricantes devem considerar os processos e o equipamento que produzirá os resultados desejados dentro de um intervalo permissível reduzido.

– Em muitos casos, pode-se precisar fornecer alguns meios de ajuste. Os ajustes podem estar relacionados ao tamanho dos recursos, ou podem estar relacionados à posição de um recurso para a usinagem de precisão.

– De qualquer forma, os fabricantes devem garantir que o método de ajuste usado seja muito mais fino do que o alcance permitido do processo.

Uma vez que o processo é direcionado, também pode ser necessário fornecer alguns meios de feedback automático para manter o processo direcionado ou bloquear o ajuste para evitar erros.

Assim, a usinagem de precisão é feita com sucesso e estará pronta para dar vida à diversas peças diferentes.

Peças comumente produzidas

Produzidas em diversos materiais – indo do cobre ao alumínio e em série, seu funcionamento se dá através de comandos tecnológicos e computacionais extremamente precisos:

  • Válvulas e atuadores;
  • Adaptadores de haste;
  • Parafusos de bloqueio;
  • Eixos, pinos e buchas;
  • Componentes de engenharia em geral.

Conheça a Braniva Indústria Mecânica!

Atuando no mercado desde 1977, a Braniva Indústria Mecânica, empresa que atua nos sistemas de usinagem e caldeiraria, presta serviços para indústrias de papel de celulose, químicas, siderúrgicas, petrolíferas e petroquímicas.

– Sua proposta é atender as exigências do mercado atual com o máximo de qualidade disponível, contando com linhas de produção pontuais para o que os clientes desejam e que funcionam de forma ágil.

Por isso, caso queira saber mais sobre a usinagem de precisão e outros assuntos relacionados a essa área, acesse nosso site e saiba mais sobre o que podemos fazer para mudar sua vida para melhor em termos de serviços!

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *