Home / Destaque / Usinagem dos metais – Você sabe o que é isso?

Usinagem dos metais – Você sabe o que é isso?

A usinagem é um processo que envolve diferentes técnicas dentro da metalurgia para conseguir transformar muitos metais em uma forma deseja com um acabamento certo, e por isso também pode ser conhecida como usinagem dos metais.

Na verdade, a usinagem no geral pode transformar muitos materiais, como plástico, madeira e outros, em determinados objetos específicos, mas por conta da usinabilidade dos materiais, os metais foram os primeiros a sofrerem esse processo todo.

Assim a maior parte da indústria metalúrgica trabalha com a usinagem dos metais por conta da fácil maleabilidade que eles têm, transformando-os em diversos materiais e peças.

Entenda mais sobre a usinagem dos metais

A usinagem dos metais pode passar por diferentes e variados processos, mais os mais comuns são os:

  • Torneamento;
  • Fresagem;

Tornemaento

O torneamento é o processo da usinagem dos metais no qual o objeto que desejamos criar por meio de uma chapa ou pedaço bruto de metal, gira em torno do eixo principal da máquina, ao mesmo tempo em que uma outra ferramenta de corte irá retirar todo o material periférico, definindo assim suas formas e dimensões desejadas.

Esse processo é usado para poder retificar discos de freio, superfícies de rodas, volantes inerciais e outras muitas peças que usamos no nosso dia a dia.

Ele também é bastante conhecido como diamantação, e diferente do que se pode imaginar, esse nome não existe por conta de um abrilhamento da superfície, mas sim ao metal duro que é usado na ponta da ferramenta que faz o corte.

Fresagem

A fresagem vem em seguida e é o processo dentro da usinagem dos metais no qual o excesso do material que está na superfície de uma determinada peça é retirado para que o acabamento e a forma desejada possam a aparecer.

É nesse processo que são criadas por exemplo mesas de motos, engrenagens, faces de rodas, flanges, pedais e qualquer outro tipo de peça que precise ser feito diretamente de um bloco sólido de material.

Perfuração e escareamento

Por fim, a perfuração e o escareamento aparecem. A perfuração é o tipo mais básico dentro da usinagem dos metais e consiste apenas na produção de furos em parafusos ou encaixes nas peças.

É aquilo que fazemos com uma furadeira por exemplo dentro de uma chapa de metal.

Já o escareamento é a abertura de ranhuras e fendas e também do alargamento desses furos, como em assentamentos para as cabeças dos parafusos.

A alta precisão da usinagem

Pensando na usinagem dos metais, o mercado metalúrgico desenvolveu máquinas-ferramentas de alta precisão, que proporcionam cortes automatizados, maior qualidade para peça e mais agilidade no processo.

São vários tipos de usinagem que podem acontecer com o metal, como a eletroerosão por exemplo, onde esse processo acontece por meio de descargas de diversos capacitores elétricos, sem que exista um contato direto entre a peça final e o fio.

O CNC ou Comando Numérico Computadorizado é o tipo de máquina-ferramenta que realize esse tipo de processo e que consegue gerar inúmeras vantagens em todo o processo, bem como criar um custo benefício melhor para o consumidor final.

Algumas das vantagens principais da usinagem dos metais de alta precisão são:

  • Diminuição dos custos;
  • Melhoria do uso desses recursos naturais;
  • Melhoria em todos os processos envolvidos na produção;
  • Menor desperdício de matérias;
  • Menor impacto ambiental.

Assim se você está procurando uma empresa que faz usinagem dos metais é preciso encontrar alguma que ofereça essas vantagens, bem como tenha uma mão de obra qualificada.

Se quer saber mais sobre e deseja encontrar uma parceira, acesse o site http://braniva.com.br/ e descubra maiores possibilidades.

Gostou desse conteúdo sobre a usinagem dos metais, então fique de olho sobre o nosso texto de usinagem torneamento e conheça mais do setor metalúrgico.

 

 

About Admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *